20111021

MY EYES ARE KILLING ME - PART II

Bom, já lá vão dois meses desde o último post :( início de aulas é sempre complicado! Espero conseguir voltar ao ritmo de blogging e compensar :P começando pelo prometido My Eyes Are Killing Me - part II: porquê que temos olheiras?


Há pessoas que embora durmam as horas aconselhadas, têm sempre olheiras e outras que embora nunca durma nada raramente as têm, porquê? A verdade é que para além de outros motivos que podem causar olheiras, o principal motivo é mesmo a hereditariedade,... Por outro lado, aquilo que chamamos de olheiras pode ser resultado de sombras provocadas pela luz (no caso de ter os olhos inchados) ou mesmo devido ao processo natural do envelhecimento pois a pele perde elasticidade e realça a cavidade orbital,..

As causas podem ser muito diversas pelo que não há necessariamente uma única causa para as olheiras:

- alergias
(isto acontece porque a pele torna-se mais reactiva e sensível o que poderá evidenciar ainda mais os pequenos capilares que existem nessa zona)
- eczema
(tal como as alergias, a associação baseia-se na reactividade e sensibilidade cutânea)
- hereditariedade
(infelizmente os genes não estão do nosso lado no que toca às olheiras,.. se tens olheiras o mais provável é que sejam um traço de família)
- stress físico ou emocional
(o estilo de vida muitas vezes afecta todo o nosso organismo e as olheiras não são excepção!)
- ser ou não fumador)
(os fumadores têm maior tendência a apresentar olheiras)
- exposição solar
(embora o bronzeado seja óptimo para camuflar olheiras, a verdade é que a longo prazo é PÉSSIMO pois aumenta a produção de pigmentação nessa área e também ajuda ao envelhecimento por isso toca a usar protector solar 50 na cara!!!)
- envelhecimento
(o processo natural de envelhecimento faz diminuir a elasticidade da pele devido a diminuição de colágeno o que torna mais evidentes os vasos capilares que estão à volta dos olhos)
- congestão nasal
(esta pode provocar a dilatação das veias que vão desde os olhos até ao nariz, tornando-as mais visíveis)

Dicas:
- frio
(o frio tem um efeito vasoconstrictor, ou seja, provoca a constrição dos capilares e isto significa que estes ficarão mais pequenos e menos visíveis! Usar compressas de água fria, bolsas de chá verde com água fria ou mesmo colheres geladas se as olheiras forem muito evidentes)
- lavagem nasal
(as lavagens nasais podem reduzir significativamente as olheiras uma vez que reduz a congestão! Estas podem ser feitas com spray de água do mar, soro, ou mesmo água da torneira!)
- dormir
(por norma, não é uma noite má que aumenta as olheiras mas sim várias noites más pois dormir pouco dá-nos uma palidez geral e torna as orbitas mais evidentes)
- almofadas
(usar uma almofada extra ajuda a elevar a cabeça. Isto é óptimo pois impede que se acumule líquido na zona durante o sono, reduzindo o inchaço e como tal, as sombras que vêm com ele)
- protector solar/óculos de sol
(já referi a importância de proteger a pele sensível dos olhos do sol, esta é provavelmente a dica mais importante)
- cosméticos
no post "parte I" referi alguns pequenos milagres que ajudam a melhorar ou esconder as olheiras (:


Espero que tenha sido um post minimamente interessante e que tenham aprendido algo novo pandas!

Se quiserem saber mais, inclusive sobre inchaço, vejam este link!

XOXO,
Ana

4 comments:

Marcela Gmd said...

Hola preciosa, gracias por tu visita!!!
Es cierto las ojeras son el eterno problema de casi todas las mujeres!!
Te sigo, también!!
Que tengas un bonito fin de semana!

Besos, desde España, Marcela

saltos altos said...

Muito interessante. Havia muita coisa sobre a causa das olheiras que desconhecia. Gostei das dicas, apesar de não sofrer muito de olheiras. ;)

Devil Wears Louboutin said...

Isto de ter uma futura médica a dar-nos conselhos é outra cooooisa :p
Tambem ja me disseram no médico que ao retirar a maquilhagem dos olhos com alguma força, posso também quebrar alguns vasos muito fininhos que tornam as olheiras mais escuras e intensas. enfim, sofro muito deste mal :\ beijinho *

Anne DeLune said...

Ahaha é verdade! Também pode ser uma causa! Experimenta usar um desmaquilhante líquido para pele sensível como o da Vichy! Eu uso o purete thermale :D que é 3 em 1! Para não teres de fazer tanta força deixa o algodão ensopado em cima dos olhos durante uns segundos para amolecer a maquilhagem, assim sai mais facilmente (e também ajuda a prevenir as rugas se fizeres menos força!) :D

Espero ter ajudado! ^^